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Sunday, September 30, 2007

some games...few resources

Jogo “O QUE FIXEI”
A turma é dividida em dois grupos.
- Cada aluno do primeiro grupo fixa um objecto /flashcard à sua escolha. Os elementos do outro grupo são observadores.
. A um som determinado cada um vai caminhar em direcção a esse ponto, em linha recta e sem desviar o olhar.
. Quando o som parar, fica em estátua, fixando o ponto escolhido; os colegas vão descobrir o ponto que cada um escolheu.
. Agora inverte-se o jogo o grupo observador actua enquanto o outro observa.


Jogo do telefone
- As crianças dispostas em duas filas indianas, de costas para a professora.
- A professora diz uma palavra ou mostra uma imagem ao último da fila que depois diz a palavra á criança que está á sua frente e sucessivamente até chegar ao primeiro da fila que poderá só dizer a palavra ou escreve-la no quadro


O que desapareceu?
- Colar flashcards no quadro e deixar os alunos olhar para eles durante alguns minutos.
- Depois pede-se aos alunos que fechem os olhos e o professor tira um dos flashcards. Quando abrirem os olhos têm de adivinhar e dizer o nome do flashcard que falta.


Olhos Mágicos
- Colocar flashcards /imagens/ objectos e dizer o nome deles várias vezes pela ordem como estão. Utilizar vários tons de voz.
- Retirar flashcards /imagens/ objectos e os alunos têm de repetir os nomes como se as coisas ainda lá estivessem.


Instruções
- Colar flashcards nas paredes por toda a sala (pode também utilizar objectos).
- Dividir a turma em grupos.
- Dar instruções: ex. grupo número 1 saltar até ao leão, caminhar até ao nº 1


Pellmanism
- Colar cartas no quadro com a imagem voltada para o quadro.
- Numerar as colunas com números e as linhas com letras.
- Cada criança pertence a uma equipa. E tem de pedir duas cartas.
- O objectivo do jogo é tentar encontrar pares (imagens iguais ou imagem e palavra)


Listen and Point
- Mostrar imagens aos alunos e depois cola-las por toda a sala.
- O professor diz uma palavra e os alunos têm de apontar para a imagem.


Fly swatter
- Colar ou escrever as palavras yes/ no no quadro. (caso os alunos não saibam ler colocar smiles)
- O professor mostra uma imagem e diz uma palavra. Se disser algo certo os alunos batem com mata-moscas na palavra yes. Se dizer algo falso os alunos devem bater com o mata-moscas na palavra não.
(este jogo é semelhante ao yes/no lines. Os alunos colocam-se numa linha. Se o professor disser algo verdadeiro saltam para o lado do yes se disser algo falso saltam para o lado do não)


Simon says
- Neste jogo os alunos têm de seguir as instruções do professor. Mas apenas quando ele diz simon says…
Ideias:
Simon says…
Go to sleep; turn around; stand up, sit down; Brush your hair; Swim in the sea, stretch your arm, touch your nose…


Tower game
- Necessitam de jogo de dominó.
- Para verificar a aquisição de vocabulário, o professor divide a turma em grupos. Faz perguntas e quando uma equipa responde correcto coloca uma peça de dominó para construir a sua torre. No fim ganha a equipa que tiver a torre mais alta.


Pass the ball
- Ao som de música os alunos vão passando uma bola ( que pode até ser uma bola de papel, meias….).
- Quando a música para o aluno que tem a bola tem de responder a uma pergunta. Se errar perde.

Straw game
- O professor espalha palavras ou imagens em pequenos papéis no chão ou em cima de uma mesa.
- Chama dois alunos e diz uma palavra.
- Os alunos têm de encontrar a palavra e levá-la até ao lado oposto da sala com a ajuda da palhinha apenas e sem tocar com as mãos.


Jogo do lencinho
- Igual ao jogo tradicional português. Cada aluno pode ser um número, uma cor, uma letra do alfabeto, um animal…
- Com a turma dividida em duas equipas, o professor diz uma palavra e as pessoas que ficaram com essa palavra devem tentar apanhar o lenço.


Sensing
- Um aluno finge que escreve/desenha nas costas do outro e este tem de adivinhar o que é


Touching
- Com os olhos vendados os alunos tiram de um saco um objecto e através do tacto têm de adivinhar o que é.


Dictation
- O professor dita e os alunos têm de desenhar ou pintar
p. ex. draw one sol ; Colour the sol com Yellow
Join together
- O professor diz um número e os alunos têm de se agrupar com o nº de elementos que o professor disse.


Pictionary
- Os alunos desenham alguma coisa no quadro e os outros têm de adivinhar o que é.


Hangman (Jogo da forca)